btn-download

Autoimunidade

As Doenças Autoimunes (DAI) caracterizam-se pela presença de autoanticorpos. O papel dos autoanticorpos ainda não é totalmente conhecido. Alguns são patogénicos, outros são específicos de uma dada doença e outros ainda precedem o aparecimento da DAI tendo portanto um valor preditivo.

Uma das principais funções do sistema imunológico é a proteção contra agentes invasores estranhos.Outra função do sistema imunológico é a de reconhecer auto antigénios. Este reconhecimento é essencial para que a resposta imune seja eficiente.Permite a seleção clonal dos linfócitos T e B nos órgãos linfoides primários e permite a remoção dos restos celulares resultantes da morte celular.Na ausência da doença esta autoimunidade natural é necessária para uma eficiente resposta imunológica contra agentes infeciosos e contra células tumorais.

Contudo, em indivíduos geneticamente suscetíveis após estímulo ambiental, (radiação UV, infeções bacterianas e/ou virais) pode verificar-se uma resposta imune exagerada contra os agentes estranhos e contra autoantigénios o que pode levar ao aparecimento das doenças autoimunes.As DAI do tecido conectivo caracterizam-se pela presença de anticorpos anti nucleares (ANA) que por sua vez são dirigidos contra antigénios nucleares.Estes anticorpos para além de poderem estar envolvidos na patogénese da doença, podem também ser marcadores de diagnóstico e de eficácia terapêutica. A sua deteção é de grande relevância.A metodologia por excelência para screening dos ANA é a de imunofluorescência indireta (IFI) sobre células Hep2 (cultura de células epiteliais de carcinoma da laringe). Este teste deteta a presença de ANA no soro dos doentes. Estes autoanticorpos ligam-se ao antigénio presente no substrato (célula Hep2) formando distintos padrões de fluorescência.

Comercializamos produtos de IFI (ANA, ANCA, dsDNA…), de ELISA (ANA, ANCA, dsDNA, CCP…) e Imunoblots (ANA, ENA, ANCA…)

LINKS

logo_dalphadia logo_diamedix logo_mbl

DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD